O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi criado em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Criado como uma zona de livre comércio, atualmente é um mercado comum. Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 80, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração.
Desde 1996, o Chile e a Bolívia tornaram-se membros associados ao Mercosul, participando da zona de livre comércio apenas, e não da união aduaneira. Em 2003 o Peru também ingressou como membro associado, e, em 2004, ingressou a Colômbia.
A entrada da Venezuela no Mercosul ocorreu oficialmente em julho de 2012, ratificada numa reunião (chamada de Cúpula extraordinária) com a presença dos presidentes do Brasil, Argentina e Uruguai.
Em 05 de maio de 2013, o Equador anunciou que vai fazer parte do Mercosul, sendo que o protocolo formal de adesão ao bloco será assinado em julho de 2013 e ratificado somente com a aprovação dos parlamentos dos países membros.
Dentre os seus principais objetivos, estão:
- Eliminação de barreiras tarifárias e não-tarifárias na movimentação de bens e serviços.
- Adoção de uma tarifa e de uma política de comércio externo, também comuns.
- Livre movimentação de capital, trabalhos e serviços entre os países membros